Pular para o conteúdo principal

Guia de Redação do Enem

Como será avaliada a prova de Redação do Enem!

Você está se preparando para realizar o Enem, constituído de quatro provas objetivas e uma prova de redação. A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que você deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

Seu texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

  TEMA => TESE => ARGUMENTOS => PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

 Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

 Como a redação será avaliada?
Os dois professores avaliarão seu desempenho de acordo com os seguintes critérios:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Enem no Vestibular1 Estudar para o Enem com o Vestibular1 é muito fácil, pois muitas pessoas ficam sem saber o que estudar, o que vai cair na prova e outras dúvidas. As vagas em universidades federais, estaduais, municipais e particulares estão à sua disposição, você só precisa se preparar para tirar uma boa nota! Para isso disponibilizamos todo material necessário com apostilas atualizadas para o estudo geral da prova do Enem. Acesse e confira tudo sobre o Enem! www.vestibular1.com.br/enem

Video Aulas para vestibular e Enem no Vestibular1Acesse as melhores vídeo aulas sobre enem e vestibulares no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Um formato dos conteúdos e das matérias do site é compatível com o novo vestibular e com o Enem. O Vestibular1 é o único site de vestibular preparatório que adequou o formato dos conteúdos de suas páginas às exigências dos examinadores do novo vestibular e dos elaboradores do Enem e outras importantes Universidades. Não adianta você continuar se preparando no formato tradicional das antigas escolas que ainda insistem no modelo tradicional de ensino decoreba. O vestibular mudou e seu modo de estudar também precisava mudar. O Vestibular1 te dá toda a base para isso! Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Cursos exclusivos online para você fazer pela Internet: PROGRAMAÇÃO: ASP, Delphi, Dreamweaver CS3, Dreamweaver MX, HTML, Java, Lógica, PHP + MySQL, VB.Net, Visual Basic 6. INFORMÁTICA: Access 2007, Access XP, Auto CAD, Computação, Excel 2000, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano. PROFISSIONALIZANTES: Administração, Administração do Tempo, Contabilidade, Direito do Consumidor, Empreendedorismo, Falar em Público, Gestão em Conflitos, G. de Pessoas em Escolas, Investimento em Bolsa, Liderança, Motivação Produtividade, Publicidade, Recrutamento e Seleção, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas, Telemarketing. LINGUA ESTRANGEIRA: Photoshop, Photoshop CS3, EDUCAÇÃO, Leitura Dinâmica, Métodos Pedagógicos, Motiv. a Leitura e a Escrita, TDAH. ANIMAÇÕES E DESIGN: 3D Studio, Corel Draw, Firework CS3, Fireworks MX, Flash CS3, Flash MX, Excel 2007, Excel XP, Hardware, Informática, Internet Explorer, Linux, Linux - Ubuntu, MS Project, Open Office Writer, Open Office Calc, Oracle, Power Point 2000, Power Point 2007, Power Point XP, Redes, Segurança na Internet, SQL Server, Windows 7, Windows Server, Windows Vista, Windows XP, Word 2000, Word 2007, Word XP.

Visite o site com todos esses cursos: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vestibulares IFPE, UECE, UDF, UFT, Enem e outros

IFPE inicia nesta quarta inscrição para 3.392 vagas do vestibular
Começam nesta quarta-feira (06) as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 3.392 vagas disponíveis - metade delas.

UECE abre inscrições para vestibular
Desde a última segunda-feira (04), encontram-se abertas as inscrições para o vestibular.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) é a responsável pelo processo, que oferece 2.225 vagas.

Centro Universitário do Distrito Federal inscreve para vestibular
Até o dia 20/10, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Vestibular. É possível concorrer para vagas em cursos superiores tradicionais e em cursos de curta duração (2 anos). Entre as opções, estão os cursos de Jogos Digitais, Direito e Gestão de Condomínios. O UDF lança ainda a Escola de Saúde, com cursos de Enfermagem, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e o gratuito de Ciê…

Vestibular no Simulados de Vestibular Blog

Tags para este Blog!

como passar no vestibular


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais d…

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Unicamp traz mudanças no Vestibular para o curso de Música

Mudanças: candidatos aos cursos de Música deverão encaminhar material Audiovisual para avaliação Conteúdo precisa ser enviado por correio durante período de inscrições do Vestibular Unicamp A partir deste ano, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de Música da Unicamp serão avaliados em duas etapas classificatórias: uma prova de Habilidades Instrumentais, que antecede a primeira fase do Vestibular Unicamp, e a prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase.

A prova de Habilidades Instrumentais consistirá na avaliação da aptidão do candidato com o instrumento musical escolhido através da apreciação dos vídeos que deverão ser, obrigatoriamente, enviados pelos candidatos, através dos Correios, somente durante o período de inscrições, de 20 de agosto a 14 de setembro.

A prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase, será composta por d…