sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vestibular Ontem e Hoje



Vestibular Ontem e Hoje

As inscrições para o vestibulares estão abertas nas universidades, em todo o Brasil. Esses exames tem mais de cem anos, mas nunca foi uma prova fácil. Os candidatos enfrentavam até prova oral de latim, mas hoje com e Enem muita coisa está mudando.

Mais de seis milhões de estudantes tentarão uma carreira universitária. Mas a maioria, não conseguirá a tão sonhada vaga, embora hoje tenhamos os incentivos do Enem, Prouni, do FIES entre outros. O vestibular tem mais de cem anos no Brasil e nunca foi fácil. Mesmo no começo, quando a disputa por vagas era bem menor do que hoje em dia, a prova era muito mais difícil. Porém, o vestibular era feito em cada faculdade. Na medicina, as matérias eram física, química e biologia. Não havia provas português nem de línguas nem matérias fora da carreira.

Naquela época alguns adolescentes tinham acabado de lutar na revolução de 1932 e tiveram de enfrentar o vestibular. Naquela época, eram poucas as opções: medicina, engenharia ou direito. Juristas famosos de hoje, lembram-se bem da dificuldade para entrar na faculdade de direito do Largo São Francisco, em São Paulo ou ainda os grandes médicos lembram-se da grande concorrência para entrar na FMUSP.

No trote, os estudantes de direito se reuniam em frente à universidade. Já as jovens universitárias da medicina comemoravam separadas dos homens. O trote aplicado pelas veteranas era na casa de chá no antigo Mappin, no centro de São Paulo, tudo muito tranquilo e respeitoso. Hoje em dia tenta-se voltar a termos trotes mais conscientes.

Hoje não há prova oral, mas continua as provas de habilidades específicas para alguns cursos. A maioria dos exames é de múltipla escolha, como no Enem, aquele de assinalar com x, escolhendo a alternativa correta, mas a concorrência faz do vestibular um enorme desafio. Só para entrar na Universidade de São Paulo são cerca de 161 mil candidatos para apenas 8,3 mil vagas. Em algumas carreiras a disputa chega a ser muito cruel.

Para ser feliz na carreira e na vida, é preciso ir além da pressão do vestibular. Escolher o que se gosta e valorizar o ato de estudar.

O importante é que se abra o leque porque o vestibular é aberto, exige um conhecimento amplo de matérias. Para fazer medicina na USP é preciso acertar no mínimo 75 das 100 questões da tradicional Fuvest. Na publicidade, são 98 candidatos por vaga e 60 para relações internacionais. Não adianta reclamar. O negócio é estudar todas as matérias exigidas no edital das universidades.

O importante é gostar da carreira ou profissão escolhida e fazer com alegria. Muitos dizem que se tivessem de começar novamente, teriam escolhido a mesma carreira ou curso. Assim, o vestibulando deve tomar muito cuidado na escolha da carreira porque ela não pode perder tempo. E para ajudar esses candidatos o Vestibular1 disponibiliza um Guia de Como Escolher a Profissão, acesse e confira no site!




Enem no Vestibular1 Estudar para o Enem com o Vestibular1 é muito fácil, pois muitas pessoas ficam sem saber o que estudar, o que vai cair na prova e outras dúvidas. As vagas em universidades federais, estaduais, municipais e particulares estão à sua disposição, você só precisa se preparar para tirar uma boa nota! Para isso disponibilizamos todo material necessário com apostilas atualizadas para o estudo geral da prova do Enem. Acesse e confira tudo sobre o Enem! www.vestibular1.com.br/enem

Calendário completo de Vestibular no Vestibular1 As vagas em universidades federais, estaduais, municipais e particulares estão abertas! Agenda atualizada dos vestibulares de todo Brasil. Acesse e confira em nosso calendário! www.vestibular1.com.br/agenda 

Video Aulas para vestibular e Enem no Vestibular1

Acesse as melhores vídeo aulas sobre enem e vestibulares no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Um formato dos conteúdos e das matérias do site é compatível com o novo vestibular e com o Enem. O Vestibular1 é o único site de vestibular preparatório que adequou o formato dos conteúdos de suas páginas às exigências dos examinadores do novo vestibular e dos elaboradores do Enem e outras importantes Universidades. Não adianta você continuar se preparando no formato tradicional das antigas escolas que ainda insistem no modelo tradicional de ensino decoreba. O vestibular mudou e seu modo de estudar também precisava mudar. O Vestibular1 te dá toda a base para isso! Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Cursos exclusivos online para você fazer pela Internet: PROGRAMAÇÃO: ASP, Delphi, Dreamweaver CS3, Dreamweaver MX, HTML, Java, Lógica, PHP + MySQL, VB.Net, Visual Basic 6. INFORMÁTICA: Access 2007, Access XP, Auto CAD, Computação, Excel 2000, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano. PROFISSIONALIZANTES: Administração, Administração do Tempo, Contabilidade, Direito do Consumidor, Empreendedorismo, Falar em Público, Gestão em Conflitos, G. de Pessoas em Escolas, Investimento em Bolsa, Liderança, Motivação Produtividade, Publicidade, Recrutamento e Seleção, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas, Telemarketing. LINGUA ESTRANGEIRA: Photoshop, Photoshop CS3, EDUCAÇÃO, Leitura Dinâmica, Métodos Pedagógicos, Motiv. a Leitura e a Escrita, TDAH. ANIMAÇÕES E DESIGN: 3D Studio, Corel Draw, Firework CS3, Fireworks MX, Flash CS3, Flash MX, Excel 2007, Excel XP, Hardware, Informática, Internet Explorer, Linux, Linux - Ubuntu, MS Project, Open Office Writer, Open Office Calc, Oracle, Power Point 2000, Power Point 2007, Power Point XP, Redes, Segurança na Internet, SQL Server, Windows 7, Windows Server, Windows Vista, Windows XP, Word 2000, Word 2007, Word XP.
Visite o site com todos esses cursos: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: