Vestibulares: informação e dedicação a seu favor


Artigo Vestibulares

Vestibulares: informação e dedicação a seu favor

Controlar a ansiedade é difícil. Afinal, você está chegando ao final do Ensino Médio e todos os colegas já discutem o futuro: a escolha profissional, quais as melhores universidades, formação para o mercado ou para pesquisa, os desafios do mercado de trabalho. No entanto, para chegar lá, é preciso passar pelo tão temido vestibular.

O mal do vestibular tem remédio. Domínio do conhecimento pedido é um deles. Mas persistência e tenacidade também são importantes para atravessar o processo sem “pirar”. Procure se organizar e mantenha-se informado sobre datas e prazos.

O tipo de exame pode variar bastante dependendo da instituição. Geralmente, o exame dos principais vestibulares pode ser dividido em duas partes. A primeira, normalmente dividida em prova objetiva (testes de múltipla escolha) e dissertativa (questões escritas), que busca avaliar se você aprendeu bem os conteúdos do Ensino Médio. A segunda, a prova de redação, que avalia sua capacidade de inter-relacionar informações, analisar temas amplos e capacidade de opinar de forma crítica, principalmente sobre conhecimentos complexos e sobre os quais não existe consenso na sociedade. Esse conjunto de avaliações quer garantir o ingresso dos estudantes mais bem preparados nos cursos.

Segundo a professora Maria Thereza Rocco, responsável pela formulação da prova de redação da Fuvest, “o candidato deve dominar a modalidade de escrita dissertação e ter bom nível de argumentação”. É bom lembrar que fugir completamente ao tema proposto e não atender às características do texto dissertativo anulam sua redação.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que existe desde 1998 para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país, desde 2009 passou também a selecionar candidatos para os cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - e acontecerá em dois dias: 3 e 4 de novembro. No ano passado, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 83 universidades públicas e institutos federais usaram o SISU para chamar os aprovados no primeiro semestre. Outras 48 instituições também aderiram ao SISU no segundo semestre do ano. Foram oferecidas mais de 108 mil vagas!

Um último passo é importante. Pesquise sobre o Enem e sobre o Vestibular das universidades que você escolheu. A internet é uma boa fonte de informação, rápida e sempre útil. Uma busca simples leva você ao portal da universidade desejada. Geralmente, existe um link para a página do vestibular, em que é possível conferir os detalhes do edital, o calendário de provas e o conteúdo exigido no exame. A maioria disponibiliza provas de anos anteriores para você praticar e os grandes cursinhos pré-vestibulares disponibilizam na rede a resolução comentada dessas provas.

Fique por dentro: Agenda dos principais vestibulares

Fuvest
24/08 a 10/09 – período de inscrição
14 a 19/10 – provas de habilidades específicas antecipadas das carreiras de música – S. Paulo e artes visuais
25/11 – 1ª fase
6 a 08/01 – 2ª fase
09 a 11/01 – provas de habilidades específicas
2/02 – divulgação da 1ª chamada

Unicamp
20/8 a 14/9 – inscrições e pagamento da taxa de inscrição
11/11 – 1ª fase
13, 14 e 15/1/2013 – 2ª fase
21 a 24/1/2013 – provas de habilidades específicas
4/2/2013 – divulgação da lista de convocados em 1ª chamada

Unesp
17/09 a 11/10 – período de inscrições
18/11 – 1ª fase
16 e 17/12 – 2ª fase
9 e 15/12 – provas de habilidades
28/01/2013 – resultado final

PUC-SP
28/10 a 22/11 – período de inscrição
2/12 – aplicação do processo seletivo
18/12 – publicação do resultado do vestibular de verão

Marco Antonio Xavier é professor de Literatura e Língua Portuguesa e coordenador pedagógico no Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci – Unidade Granja Viana



Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

30 dicas de assuntos para o Enem


Entenda como as matérias e disciplinas serão cobradas no exame do MEC.

Faltam poucois dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os milhões de candidatos inscritos, representantes de cursinhos dizem quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com os assuntos principais em cada prova.

TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM

1) Pré-sal
Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.

2) Ligações químicas
A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entenda por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.

3) Imunização
É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.

4) Eletromagnetismo
Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.

5) Transgênicos
Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.

6) Termodinâmica
É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.

7) Ótica
Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.

8) Coração
Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.

9) Exame de DNA
O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.

10) Poluição do mar
O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

Veja as dicas dos professores para a prova
"As perguntas da prova de ciências da natureza são bastante contextualizadas e relacionadas a aspectos do cotidiano. Não houve um número fixo e constante, nos últimos anos de questões específicas de física, química ou biologia. Pelo contrário, tal como na prova de Ciências Humanas, na prova de Ciências da Natureza predomina a interdisciplinaridade. De qualquer maneira, é possível afirmar que as questões, que poderiam ser definidas como de Biologia, cobram bastante ecologia, genética e fisiologia animal e humana; já as que poderíamos dizer que são de física, estavam relacionadas à eletricidade e mecânica (cinemática e dinâmica) e as questões mais próximas aos conteúdos tradicionais de química, por assim dizer, estiveram relacionadas à físico-química e química ambiental."
> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

"Há alguns anos, essa parte da prova vem se parecendo muito com os vestibulares das mais diversas instituições, pois vem apresentando questões tradicionais das disciplinas Física, Química e Biologia. Entretanto, ainda são muito frequentes questões que pedem a interpretação de gráficos, tabelas, esquemas e figuras. Uma característica comum a quase todas as provas de anos anteriores é a presença de questões que relacionam as etapas de produção de diversas formas de energia com seus impactos diretos ou indiretos nos mais variados ecossistemas. Termoquímica, eletroquímica, eletrodinâmica,  termologia e ecologia são tópicos muito indicados para uma revisão final. "
> Guilherme Schatzer, Armando Muller e Ricardo Meca, CPV Vestibulares

"Ecologia e meio ambiente
- ciclagem de substâncias e como a interferência humana pode afetá-los;
- origem e destino de poluentes
- processo de geração de energia e sua interferência no meio ambiente

Processos fisiológicos em seres vivos
- mecanismos de imunização (soros, vacinas, reação a doenças parasitárias)
- processos reprodutivos (fecundação, reprodução assexuada, formação de esporos)
- saúde humana (análise de hemogramas, por exemplo)
- hereditariedade (DNA como molécula da hereditariedade, genética básica, transmissão de características)

Biotecnologia
- tecnologia de DNA recombinante (transgênicos, por exemplo)
- clonagem
- exames de DNA em medicina forense

Evolução
- principais teorias evolutivas (darwinismo, lamarquismo e neo-darwinismo)
- ação de seleção
- como a variabilidade surge (mutação e recombinação genética)"
> Curso e Colégio pH

"O principal problema do Enem é a sua extensão. O aluno deverá treinar a exaustão a realização de provas em longos períodos para evitar o cansaço no dia da prova. Em relação aos conteúdos, o Enembusca sempre explorar habilidades e competências. Para que o aluno se prepare para um exame menos formal do que o dos vestibulares tradicionais, é fundamental ler jornais, revistas de divulgação científica, sites e blogs de ciência. Muita atenção aos enunciados e aos infográficos. Detalhe: muitas vezes as respostas já estão claramente lá!

Em ordem de importância enfoquem:
- Ecologia, principalmente problemas ambientais, lixo, relações ecológicas e ciclos biogeoquímicos.
- Programa de saúde. Revisem conceitos de saúde como a classificação de doenças (epidemias, endemias, pandemias), imunização (soro e vacina), principais parasitoses humanas.
- Genética. Os temas relacionados a engenharia genética como clonagem e transgenia estão sempre presentes.
- Evolução. Revisem as principais teorias evolutivas, mutações, bem como nas conquistas adaptativas de diversos grupos animais e vegetais (adaptações à seca, ao voo etc).
- Saúde e alimentação: Entenda os principais problemas relacionados aos maus hábitos de saúde (fumo, má alimentação, falta de atividade física) bem como suas principais consequências em nossos sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, excretor e nervoso."
> Rubens Oda, professor do Sistema Elite de Ensino do Rio de Janeiro


TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE MATEMÁTICA NO ENEM

Para saber quais os temas que podem cair na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no segundo dia de provas, domingo (4 de novembro), o G1 ouviu representantes de cursinhos e elaborou uma lista com dez assuntos:

11) Álgebra, gráficos e tabelas
Entenda como são pedidos os conteúdos básicos de matemática no exame.
Álgebra é a essência da matemática. Em cima dela é que se resolve as questões. No Enem é julgada a interpretação do texto. É importante tirar as informações que podem vir em forma de equação, gráficos ou tabelas. Analisar gráficos e tabelas é comum nas provas do Enem.
 
12) Porcentagem
Do financiamento do carro às promoções das lojas, quase tudo o que envolve as contas dos brasileiros traz o sinal de "porcentagem". Ele aparece no juro do empréstimo, na remuneração da poupança, nos preços das ações. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer as contas.

13) Análise combinatória
Na análise combinatória não interessa quais são as soluções, mas quantas são as soluções. Para questões mais elaboradas, é preciso usar uma das três possibilidades de cálculo: os arranjos, as combinações ou as permutações. A análise combinatória permite saber quantos jogos da Mega-Sena com 15 dezenas é possível fazer.

14) Estatística
Média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores são alguns conceitos de estatística que podem aparecer no Enem. Veja ao lado um exemplo para o cálculo da mediana
 
15) Logarítimo
O logaritmo pode ser aplicado, por exemplo, nas questões que pedem para que sejam comparadas as energias entre dois terremotos e a formação de tsunamis. Veja ao lado a explicação de como o tema pode cair na prova.

16) Geometria plana
Questões sobre geometria plana e geometria espacial são frequentes nas provas do Enem. Veja ao lado um exemplo de como calcular a área de um triângulo quando são conhecidos dois lados e o ângulo entre eles.

17) Geometria espacial
Em geometria espacial, questões sobre  cones, cubos, pirâmides e prismas são comuns no Enem. Os prismas são sólidos cujas bases são sempre paralelas e iguais. Há dois tipos de prisma: reto e oblíquo. Entenda como se calcula a área delel.

18) Cálculo
Exemplos práticos como o número de acidentes de trânsito podem ser abordados para que o candidato use cálculo e raciocínio para resolver a questão.

19) Geometria analítica
Questões de geometria analítica podem ser usadas para situações do cotidiano. No exemplo ao lado, veja como o cálculo pode ser feito para determinar quantos litros de cada combustível é necessário comprar para obter a maior autonomia possível de um veículo com motor flex.

20) Interdisciplinariedade
As questões de matemática podem vir em um contexto junto com física, onde no cálculo de forças resultantes é utilizado trigonometria, ou ainda combinada em questões de química, biologia ou geografia, com leitura de gráficos. Veja ao lado um exemplo de combinação entre física e matemática.

Veja as dicas dos professores para a prova
Pelo visto nas provas passadas do Enem, sem dúvida, o conteúdo dominante (cerca de 35% da prova) é relativa aos seguintes conteúdos: grandezas proporcionais, porcentagem e conceito de funções relacionado a gráficos e tabelas. A competência e habilidades avaliados nesses itens são: construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais; identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

Probabilidade e estatística também é muito recorrente (cerca de 15%) que trabalha a competência de compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

Logaritmos e exponenciais, trigonometria e sequências, como, por exemplo, progressão aritmética e progressão geométrica, também não são muito explorados. Porém, podem cair. Todos esses assuntos juntos totalizam em média 15% da prova."
> Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos, Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro, RJ

"Nos últimos anos, predominaram questões sobre grandezas proporcionais e geometria espacial. São questões contextualizadas e bastante relacionadas a situações do cotidiano. Decorar fórmulas, sem a preocupação com o desenvolvimento do raciocínio, é o caminho mais certo para um desempenho fraco na prova de matemática do Enem."
> César Tasinafo, Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

"Entre os temas que o Enem mais costuma cobrar estão:
- Matemática básica: regras de três simples e compostas, grandezas direta e inversamente proporcionais;
- Funções de primeiro e segundo graus
- Exponenciais;
- Porcentagem e juros;
- Geometria plana e espacial;
- Probabilidade;
- Noções de estatística (cálculo de média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores).
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro, RJ

"Para ter sucesso na prova de matemática do Enem, os alunos devem conhecer bem alguns conceitos básicos da aritmética como: porcentagem, juros simples, frações, razão e proporção e análise de gráficos. Também é importante saber alguns conceitos básicos da geometria plana: triângulos e quadriláteros. Outros conceitos sempre presentes são os estudos de estatísticas e o cálculo de probabilidades."
> Daniel Lowinsohn e Geraldo Akio, professores do CPV Vestibulares, São Paulo, SP


TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS NA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM

A prova de humanas será aplicada no primeiro dia, em 3 de novembro. Exame segue dia 4 com matemática, português e redação.

21) Rio+20
Realizada no Rio de Janeiro, em junho, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.

22) Código Florestal
Lei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida. Aguarda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

23) Lei das cotas
O governo criou lei que vai garantir 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas.

24) Primavera árabe
Conjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio em 2010 e 2011.

25) Conflitos na Síria
Manifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia.

26) Guerra cambial
Disputa entre os países envolvendo suas moedas. Países emergentes estariam "forçando" a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.

27) Aziz Ab'Saber
Morto em março deste ano, Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país.

28) Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completou 90 anos em 2012.

29) Impeachment de Collor
O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 completou 20 anos em 2012. Entenda o impeachment visitando o site do Vestibular1.

30) Paraguai
O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.

VEJA OUTROS TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DO ENEM
- Questões relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico (industrialização, por exemplo);
- Distribuição de renda;
- Organização da sociedade brasileira em seus principais momentos históricos;
- Vegetação e clima;
- Problemas ambientais como assoreamento de rios e desmatamento.
> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

- Brasil República;
- Idade Contemporânea;
- Idade Moderna;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- Ano de 1922 no Brasil (Semana de Arte Moderna, Tenentismo e PCB),
- Guerra do Contestado;
- Eleições de 1982 para governadores no período militar.
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro

Em geografia e atualidades:
- agropecuária e domínios morfoclimáticos, especialmente neste ano com a morte do Prof. Aziz Ab'Saber;
-sustentabilidade;
- conferência Rio+20;
- Código Florestal;
- Primavera Árabe;
- Conflitos na Síria;
- Comércio Internacional (protecionismo x guerra cambial);

Em história:
“A prova de História apresenta uma preferência um pouco maior pelos acontecimentos relacionados à História do Brasil do que aos da História do resto do Mundo. São frequentes questões que relacionam momentos históricos com manifestações artísticas de mesma época. Além disso, podem ser cobradas formas de interpretação de problemas atuais comparando-os com os do passado.”
> Alex Perrone e Daniel Gomes, professores de ciências humanas do CPV Vestibulares

- Deposição do presidente paraguaio;
- Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20;
- Ampliação das cotas nas universidades.
“Geralmente, o Enem dá mais atenção à realidade do que as provas tradicionais de vestibular, e não se deve descuidar das informações que circulam por aí. Através delas é que as questões exploram a interdisciplinaridade. O mais importante, contudo, é a capacidade do candidato de fazer uma leitura atenta daquilo que está sendo pedido. As questões de humanas tendem a ter bastante leitura e a apelar para a capacidade de interpretação. Um bom vocabulário é imprescindível para a prova e o bom senso para pesar as alternativas que lhe colocam a frente, também ajuda grandemente."
> Stefan Chamorro, professor do Sistema Elite de Ensino de Porto Alegre (RS)


As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: pesquisa no G1


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Tensão Pré-Enem ou Pré-vestibular


Tensão Pré-Enem ou Pré-vestibular

A tensão parece ser algo inevitável na prática de um vestibular, Enem ou concursos. Os olhos freqüentemente se cansam com a leitura das apostilas, às vezes tem-se a impressão de um leve tremor no corpo, as mãos suam e você acaba tendo aquele famoso branco.

Há pessoas que se queixam de não conseguirem permanecer em um lugar fechado por muito tempo, sem logo sentir sono. Costumeiramente, isso é causado pela tensão. Ela é efetivamente danosa, mas pode ser controlada. Para conseguir isso, é preciso aprender como relaxar.

Muitas pessoas lêem ou estudam por um curto período e ficam sonolentas, seus olhos se tornam cansados. Isso é usualmente chamado cansaço visual ou tensão, resultante de luz insuficiente, posição inadequada para leitura, circulação de luz reduzida e hábitos defeituosos de visão.

A melhor posição para ler ou estudar é sentado numa cadeira firme, tendo o livro apoiado sobre a mesa, em ângulo. A sala deve estar bem iluminada, tendo uma luz extra sobre a área de leitura.

Esta prática pode ser usada nos últimos dias antes do vestibular ou do Enem.

Para que o cansaço não ponha a perder tudo o que você está estudando, não é aconselhável que você estude deitado ou em posições incômodas. Estudar rápido, sem tentar ver e compreender, também produz tensão. É muito importante que toda a tensão possível seja eliminada.

A tensão bloqueia a agilidade de entendimento, assim como os processos mentais. Existem dois tipos de relaxamento: dinâmico e passivo.

Relaxamento passivo ocorre quando os músculos estão preparados para um relax completo e largado.

O relaxamento dinâmico ocorre quando a ação muscular é livre e sem esforço. Não há tensão para bloquear a ação dos músculos. Um atleta habituado a fazer corridas de fundo, calmamente correndo, com os músculos relaxados, é um exemplo de relaxamento dinâmico em ação.

O relaxamento dinâmico deve funcionar durante a leitura e outras atividades visuais. Não deve haver tensão ou esforço enquanto se vê.

Os exercícios práticos durante este relax levam a uma ação natural e relaxada dos olhos, se forem praticados regular e corretamente.

Aprender a relaxar é como aprender a ler - uma aptidão - e como tal, deve ser praticada. Exercícios de relaxamento passivo são necessários a fim de que você esteja pronto para a função, com a prática do relaxamento dinâmico.

PREVENÇÃO CONTRA A TENSÃO
Um sentido de alerta contra a tensão é requerido para que você se sinta apto a relaxar.

Geralmente, você nem tem consciência de que está tenso. Na verdade, é possível dormir toda a noite com os olhos tensos e esbugalhados. Ao acordar, pela manhã, seus olhos estão cansados. Quando aprender a relaxar, não só estará apto a ler melhor, como também seu sono será mais repousante.

A cabeça será usada para uma demonstração de relaxamento, uma vez que esta é a área mais relacionada com a leitura. Isso será feito através da contração das diferentes partes da cabeça, tornando-o consciente da tensão produzida e levando-o a aprender a sensação de relaxamento dos músculos tensos. Então, vamos aos exercícios.

Continue lendo este artigo em:

http://www.vestibular1.com.br/noticias/002/tensao_pre_vestibular_enem.htm


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Onde é o local do Enem?


Saiba onde é o local de prova do Enem!

Cartões de confirmação do Enem são distribuídos aos inscritos constando o local da prova do Enem.

Os cartões que confirmam a inscrição dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já foram distribuídos pelos correios aos mais de 5,7 milhões de participantes.

No cartão de confirmação constam informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do ensino médio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também será possível imprimir o cartão de confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição no site do Enem.

A realização do Enem é fundamental para que os estudantes se beneficiem do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenham o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participem do programa Ciência sem Fronteiras.

Além disso, a nota do exame também pode ser usada para o ingresso em universidades públicas, que utilizam o Enem como critério de classificação.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia do exame, os estudantes realizarão duas provas sobre ciências humanas e da natureza, que envolvem disciplinas como história, geografia, química e física. Já no segundo dia de realização das provas, além da redação, nas duas outras provas serão cobrados conhecimentos das áreas de linguagens – como português e literatura – e matemática.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 4 de novembro, com início às 13h no horário oficial de Brasília, simultaneamente em todas as unidades da Federação. O Inep recomenda que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h, no horário oficial de Brasília.

O Inep orienta que se o candidato não receber o cartão em casa e não conseguir imprimi-lo por meio do site do Enem, ele deve entrar em contato com o Inep no telefone: 0800 616161, a ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Saiba mais sobre a inscrição do Enem no site do Vestibular1 na seção do Enem!


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Video aulas sobre Vestibular e Enem no Vestibular1 Videos Vestibular1 - Veja aqui os melhores vídeos sobre vestibular no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Fique mais inteligente com o Vestibular1! Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro com o Vestibular1 é irresistível para vestibulandos e estudantes! Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Aulão sobre o ENEM


Oficina do Estudante promove Aulão ENEM

Evento gratuito e aberto ao público ocorrerá no próximo sábado

No próximo sábado, 6 de outubro, a Oficina do Estudante, maior e mais conceituado cursinho de Campinas, promoverá o Aulão ENEM.

O evento, gratuito e aberto ao público, acorrerá nas dependências do colégio das 9h às 12h.

O Aulão Enem será transmitido simultaneamente pelo facebook oficial do colégio:

(https://www.facebook.com/oficinadoestudantecampinas/app_221460014534454).

O Aulão
Os vestibulandos que são aprovados nas melhores universidades do país não dominam apenas o conteúdo do Ensino Médio. Eles também conhecem em detalhes as características de cada prova e desenvolvem estratégias eficientes para conseguir resolver as questões com a maior eficiência, considerando o tempo disponível para a conclusão de toda a prova.

Para garantir que os estudantes cheguem às provas do ENEM-2012 prontos para conseguirem fazer o maior número possível de pontos, a Oficina do Estudante promove no próximo dia 06 de outubro (sábado) um aulão ENEM.

Durante o aulão, professores de todas as disciplinas apresentarão as principais características estruturais das provas do ENEM, as habilidades e competências prioritárias em cada área de conhecimento, as expectativas da banca de redação e os critérios utilizados pelos corretores dos textos. Além de dicas importantes para a melhor utilização possível do tempo para a resolução das questões – no primeiro dia, os vestibulandos fazem 90 questões em 4h30min; no segundo dia, são 90 questões e uma redação a serem executadas em 5h30min.

INFORMAÇÕES SOBRE O AULÃO ENEM
Data: 06 de outubro, sábado. - Horário: 09h às 12h.
Local: Arena Oficina do Estudante.

Transmissão ao vivo: através do facebook oficial da Oficina do Estudante https://www.facebook.com/oficinadoestudantecampinas/app_221460014534454.

Mais informações: 19. 3241.6688


Revise para o Vestibular e Enem - Garanta sua vaga com o Vestibular1 Prepare-se para o vestibular com vestibular1, revisando para as primeiras fases e antecipe o aprofundamento para as fases seguintes. Se você quer garantir sua aprovação na prova do vestibular, precisa se antecipar no aprofundamento das disciplinas prioritárias para a área de conhecimento que você quer ser graduado. No Vestibular1 você pode fazer tudo isso desde já, revisando consoco e ainda pode treinar nos exercícios e simulados disponíveis. Além de ter acesso a provas anteriores com resoluções de questões com os melhores professores e cursinhos do país. Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro. Acesse o Vestibular1 regularmente. Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Inscrições em Novembro


Inscrições em Novembro


05/11/2012
Fim das inscrições do vestibular da Cesumar (Centro Universitário de Maringá)
Fim das inscrições do vestibular da IMT (Instituto Mauá de Tecnologia)
Fim das inscrições do vestibular da Ibmec MG (Faculdades Ibmec Minas Gerais)

08/11/2012
Fim das inscrições (presenciais) para o vestibular da Metodista (Universidade Metodista de São Paulo)
Fim das inscrições do vestibular da Metodista (Universidade Metodista de São Paulo)

09/11/2012
Fim das inscrições do vestibular da ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing-SP)
Fim das inscrições do vestibular da Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo)

12/11/2012
Início das inscrições da OAB 2013
Início do recurso para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná)

13/11/2012
Fim do recurso para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná)

21/11/2012
Fim das inscrições do vestibular da Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Início das inscrições do vestibular da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras)

22/11/2012
Fim das inscrições do vestibular da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)


Revise para o Vestibular e Enem - Garanta sua vaga com o Vestibular1 Prepare-se para o vestibular com vestibular1, revisando para as primeiras fases e antecipe o aprofundamento para as fases seguintes. Se você quer garantir sua aprovação na prova do vestibular, precisa se antecipar no aprofundamento das disciplinas prioritárias para a área de conhecimento que você quer ser graduado. No Vestibular1 você pode fazer tudo isso desde já, revisando consoco e ainda pode treinar nos exercícios e simulados disponíveis. Além de ter acesso a provas anteriores com resoluções de questões com os melhores professores e cursinhos do país. Dedique um pouco de seu tempo diário para mudar sua vida e o seu futuro. Acesse o Vestibular1 regularmente. Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Simulados de Vestibular indica AplicativosNet

Simulados de Vestibular indica AplicativosNet Simulados de Vestibular indica AplicativosNet ( https://aplicativos.net.br )  Simulad...