sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Prepare-se para Enem e Vestibular


 Como se preparar para o Enem e vestibular
  

  Dicas práticas de preparação para o Enem e para Vestibular!
 
  
Para quem quer saber como se preparar para o Enem e para o vestibular, além de ter dicas para estar de bem com a vida, não pode deixar de ler este artigo e acessar o Vestibular1.

Portanto, as dicas de hoje referem-se a uma melhor preparação para as provas do Enem e de vestibulares e como pequenas atitudes por parte do estudante podem tornar sua vida mais feliz e tranquila na hora do exame. Como é bom estar de bem com a vida!

Essas questões são recorrente aos vestibulandos que fazem muitos planos ao longo de um ano todo, e ao final se deparam com algumas angústias e frustrações. Saiba agora, qual a melhor forma de se preparar e estar bem!

Primeiro responda as seguintes perguntas: Você está de bem com a vida? Você gosta de estudar? Quer passar no vestibular ou ter uma boa nota no Enem?

Quantos que você conhece que sempre estão reclamando da vida? Que parecem, nunca estar felizes com nada. Não percebem que pequenos atos renovadores podem ser mais significativos para se viver "feliz da vida". De ter confiança e poder confiar em sí mesmo.

O vestibular é definido por muitos como uma maratona, onde os candidatos são como atletas em busca do prêmio final, que seria sua aprovação. A comparação é muito cabível, pois os estudantes passam o ano todo batalhando para “subir no pódio”, e para isso o mais importante é o “treino”.

E o treino do estudante é estudar e fazer simulados, exercícios, questões, provas anteriores e etc. Mas para isso, para essa preparação, precisa de um planejamento. O Vestibular1 já disponibilizou pra você um Guia de Planejamento do Tempo que vai te ajudar a se preparar de forma suave, tranquila e com muita segurança. Não deixe de conferir depois, mas vamos agora para algumas dicas também importantes.

Em primeiro lugar, TENHA UM PROPÓSITO - as pessoas que tem um propósito maior (sonhos, objetivos, metas) geram um movimento que propicia a felicidade, entusiasmo e, portanto, acabam ficando de bem com a vida. Assim se seu objetivo será de entrar na universidade ou ter uma boa nota no Enem, verá que é possível.

Estabelecido esse propósito, faça um cronograma com a ajuda de nosso Guia de Planejamento de Tempo, estabelecendo datas e um roteiro de estudos com horários fixos de início e término; não se esquecendo sempre de alternar as matérias que você tem mais facilidade e mais dificuldade, para que não perca o interesse pelo estudo, como inclusive poderá constatar em nosso Guia.

Você precisa se preparar ao longo de todo o ano, ou um período considerável, e não somente às vésperas do vestibular. E mais ainda, não se sobrecarregar de revisões e estudos que não necessita por já saber bem a matéria. Tudo isso também sem se esquecer de sua vida particular, principalmente do lazer e do seu lado emocional.

Nesse particular, cultivar amigos é fundamental pois o ser humano é essencialmente social, e conhecer novas pessoas e cultivar as novas e antigas amizades é um fator primordial para sentir satisfação na vida. Se esses amigos também forem interessados como você pelos estudos, melhor, mas sem também ficar "noiados" pelos estudos. Hora de lazer e distração são necessárias.

Voltando, PLANEJAMENTO é a palavra de ordem na preparação do vestibular e do Enem, e tendo sido ele moldado ao seu ritmo, será seu grande aliado. Mas, procure nunca quebrar a regra do seu horário de sua revisão; permaneça firme em seus propósitos.

Estudos apontam que o ideal são 4 horas de estudo diário, porém isso varia de pessoa para pessoa e da disponibilidade de tempo que tal pessoa tem para estudar. Você faz de acordo com o seu ritimo ou disponibilidade. O importante é realmente aproveitar todo o seu tempo disponível e possível e a qualidade do estudo. Dependendo de seu planejamento, por exemplo você poderá a cada 2 horas de estudo, fazer pausas de 10 a 15 minutos. Nestes momentos, saia do lugar de estudo, alongue-se, isso vai auxiliar a movimentar seu corpo e oxigenar o cérebro.

Outra palavra chave é o COMPARTILHAR. Compartilhe, divida suas vitórias, suas conquistas, suas alegrias, mas também não esqueça suas dificuldades. Partilhar com outros seus momentos alegres ou angústias (quando houver), te ajuda a tornar sua rotina mais leve. Cada estudante deve se atentar à suas necessidades de revisão e estudo.

Procure sorrir mais! Rir faz bem para a mente, para o corpo e para a alma. As pessoas que estão de bem com a vida mantêm um semblante alegre, sorridente, suave e contagiante. Muitas portas se abrem quando sorrimos para as pessoas. Com isso você sentirá que sua saúde física vai melhorar. A prática de exercícios físicos (principalmente para liberar as tensões) e a alimentação são fatores importantíssimos para a vida do “atleta vestibulando”. Terá também melhora na saúde emocional, importantíssima nesta fase. O sono, o controle do estresse e a qualidade de vida, incluindo horários de descanso e atividades prazerosas são fundamentais para o equilíbrio emocional além de serem grandes aliados nessa etapa da vida.

Com certeza em breve tempo você vai se pegar comemorando os resultados. E comemore mesmo, as grandes e pequenas conquistas devem ser comemoradas sempre. Comemore só, ou com amigos ou com quem você mais gosta. Vibre, comemore e verá que esta fase se torna mais leve, gostosa e empolgante. Experimente!

Você verá que descobrindo o que faz você ficar de bem com a vida, poderá seguir em sua estratégia, utilizando as dicas ou receita que encontrou para ser feliz. Um bom planejamento e equilíbrio da saúde física e emocional são fatores essenciais na preparação para o vestibular.

Depois deve fazer uma auto-análise para descobrir em que período do dia você está mais disposto e poderá obter um maior aproveitamento das revisões e do estudo (manhã, tarde ou noite). Outra coisa importante é descobrir qual o método de estudo é mais eficaz para você, por exemplo, lendo em voz alta, escrevendo resumos, respondendo questionários, fazendo simulados, analisando provas anteriores, etc.

Então, começe hoje, não deixe pra amanhã, acesse nossoGuia de Planejamento de Tempo e trace suas metas! O Enem e os vestibulares já estão marcados...

Desejamos bons estudos e boa sorte!
 


Mini Cursos para o Enem e também vestibular - Garanta um bom rendimento e obtenha bons resultados no Enem revisando com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Confira mais notícias de resultados novos na internet para Vestibulandos, material para vestibular, prova de vestibulares, sobre o enem, estudar para redação, enem, notícias, provas, inscrições, universidade, vestibular1, cursos, carreiras, aulas, faculdade, vídeo aula, vídeo aulas, fuvest, fase, federal, divulgação, dicas, teste, testes, informações, Cursinhos, Faculdades, Enem, Calendário, vestibulares, vestibulares de inverno, pre vestibulares, apostila de vestibular, Enem e para o vestibular no Vestibular1.Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/enem

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: