Pular para o conteúdo principal

Redação e simulados do Enem

 Dicas de Redação para o Enem

 Você que fazer uma boa redação no Enem?
Então veja nossas DICAS!
 

Dicas de Redação para o Enem: A redação do Enem possui peso considerável na nota final do Exame. Avaliada de 0 a 1000 pontos, ela exige atenção especial dos estudantes. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. No segundo dia de prova, domingo, os candidatos deverão desenvolver uma das partes mais importantes das provas: a redação. Para ajudar você temos dicas importantes para quem quer ir bem na redação do Enem.

Você já sabe que no Enem, são 180 questões ao todo, divididas em igualdade entre as áreas de conhecimento, com 45 para cada, que serão cobradas no Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. As duas últimas, além da redação, serão avaliadas no segundo e último dia de prova.

O MEC (Ministério da Educação) distribui, em escolas da rede pública, a cartilha de redação do Enem, material desenvolvido com objetivo de auxiliar os candidatos a compreender aquilo que será proposto no Exame. Nesta cartilha diz que sua redação deverá possuir caráter dissertativa-argumentativa, ou seja o importante é dissertar e argumentar sobre o tema. Portanto é preciso: demonstrar domínio padrão da língua escrita; compreender a proposta da redação; selecionar, relacionar, organizar argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; e elaborar proposta para o problema abordado.

Para fazer uma boa redação seja para o Enem, para vestibulares ou mesmo no colégio, o estudante deve desenvolver o hábito de leitura frequente. Já em vários artigos, o Vestibular1 reforça essa dica importante pois facilita em muito a prática da sua escrita. Essas duas coisas em conjunto fazem com que os estudantes consigam colocar o que pensa a respeito do assunto no papel, coloca em prática seus argumentos que tem conhecimento. Assim, lendo e escrevendo sobre os prováveis assuntos, o aluno se aperfeiçoa e aumenta suas chances de uma ótima nota. Se você é desses estudantes que não conseguem, comece já a treinar e verá com o tempo de que não é tão difícil assim.

Os temas de redação do Enem mais prováveis podem ser do noticiário cotidiano. Os temas que mais caem sempre levantam questões do dia-a-dia da maioria das pessoas. Assim, você deve acompanhar os noticiários de jornais, internet, televisão, rádio, conseguindo uma maior a margem de conhecimentos de causa e argumentação para o seu texto. A leitura ajuda a aperfeiçoar a escrita. E é importante para a familiarização e conhecimento de novas palavras além das estruturas gramaticais. Sua redação será avaliada, dentro dos moldes exigidos nos critérios de avaliação.

Outra coisa importante para o candidato além de ler e escrever sobre os temas, é compreender, interpretar. Nossa seção de Redação Nota 10, tem mais dicas também importantes para que você consulte e se aprimore nesta também importante fase. Uma boa nota na redação do Enem só é alcançada quando você demonstra no papel, o que pensa e conhecimento de causa. Você deve realmente compreender sobre o tema que está desenvolvendo, colocando em prática seus conhecimentos e argumentos. Esta será uma tarefa mais fácil se treinou o bastante.

Não menos importante é saber utilizar o tempo na hora da prova. Não deixe de conhecer e se possível aplicar nosso Exclusivo Guia de planejamento do Tempo que lhe trará muitas dicas importantes para se programar em provas e principalmente no dia da redação. Neste dia do Enem em particular, você terá 5horas e 30min para resolver 90 questões e desenvolver sua redação. Caso consiga escrever no menor tempo possível, ótimo! Ainda restarão as demais horas para você se dedicar às questões e revisar tudo ao final.

Portanto, além de ler, escreva sempre sobre os prováveis temas da Dicas de redação do Enem, planeje e administre seu tempo de prova. Quanto mais preparo, melhor! Fiquem atentos. Boa prova, boa redação, boa nota!


Veja Também: 
Revisão para o Enem e Preparação Eficaz


Mini Cursos para o Enem e também vestibular - Garanta um bom rendimento e obtenha bons resultados no Enem revisando com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Confira mais notícias de resultados novos na internet para Vestibulandos, material para vestibular, prova de vestibulares, sobre o enem, estudar para redação, enem, notícias, provas, inscrições, universidade, vestibular1, cursos, carreiras, aulas, faculdade, vídeo aula, vídeo aulas, fuvest, fase, federal, divulgação, dicas, teste, testes, informações, Cursinhos, Faculdades, Enem, Calendário, vestibulares, vestibulares de inverno, pre vestibulares, apostila de vestibular, Enem e para o vestibular no Vestibular1.Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/enem

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vestibulares IFPE, UECE, UDF, UFT, Enem e outros

IFPE inicia nesta quarta inscrição para 3.392 vagas do vestibular
Começam nesta quarta-feira (06) as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 3.392 vagas disponíveis - metade delas.

UECE abre inscrições para vestibular
Desde a última segunda-feira (04), encontram-se abertas as inscrições para o vestibular.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) é a responsável pelo processo, que oferece 2.225 vagas.

Centro Universitário do Distrito Federal inscreve para vestibular
Até o dia 20/10, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Vestibular. É possível concorrer para vagas em cursos superiores tradicionais e em cursos de curta duração (2 anos). Entre as opções, estão os cursos de Jogos Digitais, Direito e Gestão de Condomínios. O UDF lança ainda a Escola de Saúde, com cursos de Enfermagem, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e o gratuito de Ciê…

Vestibular no Simulados de Vestibular Blog

Tags para este Blog!

como passar no vestibular


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais d…

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Unicamp traz mudanças no Vestibular para o curso de Música

Mudanças: candidatos aos cursos de Música deverão encaminhar material Audiovisual para avaliação Conteúdo precisa ser enviado por correio durante período de inscrições do Vestibular Unicamp A partir deste ano, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de Música da Unicamp serão avaliados em duas etapas classificatórias: uma prova de Habilidades Instrumentais, que antecede a primeira fase do Vestibular Unicamp, e a prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase.

A prova de Habilidades Instrumentais consistirá na avaliação da aptidão do candidato com o instrumento musical escolhido através da apreciação dos vídeos que deverão ser, obrigatoriamente, enviados pelos candidatos, através dos Correios, somente durante o período de inscrições, de 20 de agosto a 14 de setembro.

A prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase, será composta por d…