Pular para o conteúdo principal

Vestibular1 faz balanço das provas do Enem

Balanço pelo Vestibular1 das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (1o dia)

Comentário do Primeiro Dia de prova do ENEM pelo - Vestibular1.

O Vestibular1 comenta o primeiro dia de prova do ENEM.

Olá vestibulandos do Enem, vamos comentar a primeira prova do Enem deste ano, assim como também abrindo a maratona de vestibulares do final do ano.

A prova do Enem do primeiro dia foi uma prova bastante tranquila, com alternativas enxutas. então não temos praticamente nenhuma alternativa em ciências humanas com mais de uma linha.

A prova de ciências da natureza, também pouco surpreendente. Questões de química ambiental, o tema é muito presente, desde as primeiras edições do Enem.

Biologia com um número importante de questões do eixo citologia e genética coisa que nós não observamos em outras edições.

E física com as questões mais contextualizadas, procurando aproximar ao máximo a disciplina do cotidiano dos alunos. Tem questão sobre garrafa térmica, outra sobre celulares, geladeira, também, nenhuma questão absurda, ou fora do esperado.

Uma prova cansativa sem dúvida exigente com relação à habilidade de leitura do aluno e de contextualização do que ele sabe, mas dentro do esperado. Ninguém esperava uma prova muito diferente disso.

O que chama a atenção também é o espaço de filosofia e sociologia na prova de humanas então a gente tem questões sobre pensadores de praticamente todos os grandes períodos da história da filosofia desde o período contemporâneo com "simone de bouvoa" até Platão na antiguidade clássica.

Foi uma prova que não chegasse a ser conteudista, mas com muito mais conteúdo que outras edições do Enem.

Não pode se dizer ou se queixar do tempo que foi muito escasso para fazer a prova, em outros anos do Enem a coisa já foi muito pior, a falta de tempo.

Em compensação nós não tivemos nenhum mapa, apenas 2 mapas em geografia e um bloco diagrama relacionado à erosão.

Aqueles alunos que foram para a prova com a ideia fixa de tabelas, gráficos não os encontraram na edição desse ano.

Geografia podemos dividir em dois eixos: as questões ambientais, então tem erosão, poluição, também esperado, e no outro eixo globalização, com questões bastante atuais sobre terrorismo e choque de civilizações, a questão sobre a globalização e a crise financeira de 2007 e 2008 e a questão sobre terrorismo, como já mencionado.

Na área de sociologia questões importantes relacionadas à sociologia do trabalho. Uma questão bastante interessante sobre sociologia do conhecimento.

História, questões muito esperadas: canudos, abolição da escravidão, sobre a colonização, sociedade colonial, produção da memória à partir dos bandeirantes, tema bastante clássico, já cobrado muitas em muitas edições de vestibulares.

E o que surpreende são as questões relacionadas à idade média. Não era um período valorizado pela banca do Enem. Não que as questões sobre história medieval fossem difíceis, de jeito nenhum, eram questões bastante simples e clássicas, qualquer um que tem um conhecimento básico de idade média conseguiria fazer, um exemplo é a questão sobre a divisão em três estamentos: clero, nobreza e camponês. É uma prova tranquila, não é possível dizer que estava difícil não.

Mas é uma prova que aponta para a importância do estudo de história da áfrica. Nós temos uma questão sobre pan-africanismo, outra questão sobre o continente africano na segunda guerra e logo após o período do conflito.

Ninguém que desse preparou para geografia chegou nessa prova de geografia, ciências humanas, chegou na prova com certeza sem dúvida com relação a esses temas.

Veja a seguir os comentários sobre a prova de linguagens, que segue essa tendência de humanas, com questões com alternativas ou textos mais enxutos, que era uma tendência já observada no ano passado, mas com linguagens diferente de humanas do ano passado continuou com uma prova muito extensa.

Que possa na próxima prova do Enem fazer um bom exame. Boa sorte e bons estudos!
 
Cobertura de notícias sobre o Enem
Revisão para o Enem

Calendário completo de Vestibular no Vestibular1 As vagas em universidades federais, estaduais, municipais e particulares estão abertas! Agenda atualizada dos vestibulares de todo Brasil. Acesse e confira em nosso calendário! www.vestibular1.com.br/agenda 


Enem no Vestibular1 Estudar para o Enem com o Vestibular1 é muito fácil, pois muitas pessoas ficam sem saber o que estudar, o que vai cair na prova e outras dúvidas. As vagas em universidades federais, estaduais, municipais e particulares estão à sua disposição, você só precisa se preparar para tirar uma boa nota! Para isso disponibilizamos todo material necessário com apostilas atualizadas para o estudo geral da prova do Enem. Acesse e confira tudo sobre o Enem! www.vestibular1.com.br/enem

Video Aulas para vestibular e Enem no Vestibular1

Acesse as melhores vídeo aulas sobre enem e vestibulares no Vestibular1, a maior variedade de vídeos sobre vestibular, sobre o Enem do Brasil. Um formato dos conteúdos e das matérias do site é compatível com o novo vestibular e com o Enem. O Vestibular1 é o único site de vestibular preparatório que adequou o formato dos conteúdos de suas páginas às exigências dos examinadores do novo vestibular e dos elaboradores do Enem e outras importantes Universidades. Não adianta você continuar se preparando no formato tradicional das antigas escolas que ainda insistem no modelo tradicional de ensino decoreba. O vestibular mudou e seu modo de estudar também precisava mudar. O Vestibular1 te dá toda a base para isso! Vídeo aulas e video Dicas de todas as matérias, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Inglês, ESPANHOL, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, Bolsas de Estudos. Acesse: www.vestibular1.com.br/video

Cursos exclusivos online para você fazer pela Internet: PROGRAMAÇÃO: ASP, Delphi, Dreamweaver CS3, Dreamweaver MX, HTML, Java, Lógica, PHP + MySQL, VB.Net, Visual Basic 6. INFORMÁTICA: Access 2007, Access XP, Auto CAD, Computação, Excel 2000, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano. PROFISSIONALIZANTES: Administração, Administração do Tempo, Contabilidade, Direito do Consumidor, Empreendedorismo, Falar em Público, Gestão em Conflitos, G. de Pessoas em Escolas, Investimento em Bolsa, Liderança, Motivação Produtividade, Publicidade, Recrutamento e Seleção, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas, Telemarketing. LINGUA ESTRANGEIRA: Photoshop, Photoshop CS3, EDUCAÇÃO, Leitura Dinâmica, Métodos Pedagógicos, Motiv. a Leitura e a Escrita, TDAH. ANIMAÇÕES E DESIGN: 3D Studio, Corel Draw, Firework CS3, Fireworks MX, Flash CS3, Flash MX, Excel 2007, Excel XP, Hardware, Informática, Internet Explorer, Linux, Linux - Ubuntu, MS Project, Open Office Writer, Open Office Calc, Oracle, Power Point 2000, Power Point 2007, Power Point XP, Redes, Segurança na Internet, SQL Server, Windows 7, Windows Server, Windows Vista, Windows XP, Word 2000, Word 2007, Word XP.
Visite o site com todos esses cursos: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1
 
http://www.vestibular1.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vestibulares IFPE, UECE, UDF, UFT, Enem e outros

IFPE inicia nesta quarta inscrição para 3.392 vagas do vestibular
Começam nesta quarta-feira (06) as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 3.392 vagas disponíveis - metade delas.

UECE abre inscrições para vestibular
Desde a última segunda-feira (04), encontram-se abertas as inscrições para o vestibular.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) é a responsável pelo processo, que oferece 2.225 vagas.

Centro Universitário do Distrito Federal inscreve para vestibular
Até o dia 20/10, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Vestibular. É possível concorrer para vagas em cursos superiores tradicionais e em cursos de curta duração (2 anos). Entre as opções, estão os cursos de Jogos Digitais, Direito e Gestão de Condomínios. O UDF lança ainda a Escola de Saúde, com cursos de Enfermagem, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e o gratuito de Ciê…

Vestibular no Simulados de Vestibular Blog

Tags para este Blog!

como passar no vestibular


Garanta um bom resultado no Enem e para o Vestibular com o Vestibular1 Entre no Vestibular1 e tenha conteúdos preparatórios para o Enem e para vestibular! Dê um 1o. passo para mudar o seu futuro a partir de agora! O Vestibular1 tem a intenção de ampliar seus conhecimentos e ampliar o alcance das técnicas de estudo, de maneira divertida, descontraída, inovadora e, principalmente, eficiente, permitindo aos estudantes alcançar uma vaga na universdidade através do Vestibular ou do Enem e seus objetivos. Esclareça suas dúvidas aqui e obtenha tudo que você precisa para arrebentar nas provas de vestibulares e Enem! Conteúdo de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Física, Química e Biologia, Redação, Português, Literatura, Inglês, Artes e Matemática. Revise com o Vestibular1 e Passe Fácil no Enem e nos vestibulares. Esteja à frente da concorrência! Acesse o site:http://www.vestibular1.com.br/

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais d…

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Provas de Habilidades Instrumentais e Específicas

Unicamp traz mudanças no Vestibular para o curso de Música

Mudanças: candidatos aos cursos de Música deverão encaminhar material Audiovisual para avaliação Conteúdo precisa ser enviado por correio durante período de inscrições do Vestibular Unicamp A partir deste ano, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de Música da Unicamp serão avaliados em duas etapas classificatórias: uma prova de Habilidades Instrumentais, que antecede a primeira fase do Vestibular Unicamp, e a prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase.

A prova de Habilidades Instrumentais consistirá na avaliação da aptidão do candidato com o instrumento musical escolhido através da apreciação dos vídeos que deverão ser, obrigatoriamente, enviados pelos candidatos, através dos Correios, somente durante o período de inscrições, de 20 de agosto a 14 de setembro.

A prova de Habilidades Específicas, aplicada após a segunda fase, será composta por d…